3 mega bancos do Brasil, que contam com milhões de clientes, estão fechando suas portas ao redor do Brasil e a situação vem preocupando e causando desespero em seus funcionários e boa parte de seus usuários.

Os últimos anos, principalmente desde a época da pandemia da Covid-19, grande parte das instituições financeiras optaram por fechar uma boa parte de suas agências, principalmente as gigantes, como Itaú, Bradesco e Santander.

Ao contrário de muitas empresas, que fecharam por não estarem conseguindo se sustentar, os bancos estão abaixando as portas por conta de uma readequação no mercado, rumando para o mundo digital, onde praticamente tudo pode ser feito pelo aplicativo.

O Itaú, de acordo com o portal ‘O Sindicato’, somente no ano de 2022 teve 240 agências fechadas e no primeiro trimestre de 2023 optaram pelo fechamento de mais 103 unidades espalhadas pelo Brasil, resultando em mais de 5 mil demissões.

O Bradesco, outro gigante banco no Brasil, também está optando por esse caminho, e em 2022 teve o fechamento de 159 agências, com mais de 1.200 pessoas demitidas.

O Santander teve 45 agências encerradas em 2022, e para esse ano de 2023 há a previsão de outras 300 unidades fechadas, de acordo com o portal ‘Sindicato dos Bancários’, e mais de 1.600 funcionários perderam o emprego.

Apesar de todos disponibilizaram praticamente todos seus serviços através do aplicativo e internet, esses fechamentos atingem principalmente dois grupos, os funcionários e os clientes que estão acostumados com o modo antigo.

Com o fim de diversas agências, milhares de funcionários acabam perdendo seus empregos ou são realocados para outra agência que segue aberta, mas que ainda deixa um desespero, pois pode ser que aquela também feche em um futuro próximo.

Já os clientes, principalmente os mais velhos que possuem alguma dificuldade com os avanços tecnológicos e estavam acostumados a se deslocarem até as agências, também são bastante afetados e acabam ficando dependente de outras pessoas para realizarem o que desejam.

Fonte: OTVFOCO