Um levantamento realizado pelo site de empregos Indeed revelou que 27% dos trabalhadores brasileiros costumam vender uma parte de seus dias de férias para complementar a renda.
O estudo, obtido com exclusividade pelo jornal Valor Econômico, ouviu cerca de 900 profissionais do Brasil.
De acordo com o diretor de vendas da Indeed, Felipe Calbucci, o dado chama atenção já que abrir mão dos dias de descanso influencia diretamente no bem-estar físico e emocional dos trabalhadores.
O estudo também mostrou que os trabalhadores tendem a fazer horas extras: 55% dos brasileiros continuam exercendo atividades mesmo quando o turno oficial termina, e uma em cada oito pessoas relata trabalhar mais do que o combinado sem receber nenhum tipo de remuneração.
Além disso, 71% dos entrevistados acham que fazer horas extras reflete em seu compromisso com o trabalho e com a empresa.
"Isso nos mostra que muitas pessoas ainda cultivam a mentalidade de que é preciso trabalhar horas extras com frequência para ser valorizado, e isso é algo que as empresas precisam se atentar para mudar culturalmente, pois pode causar desgaste nos trabalhadores", alerta Calbucci.
O especialista ressalta que os empregadores devem priorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal de seus funcionários, além de garantir que todos tenham tempo adequado para descansar e se recuperar, já que a sobrecarga de trabalho pode afetar a maneira como as pessoas desempenham suas funções.
Com informações do Valor Econômico