50 milhões de aposentados no Brasil, 70% ganha 1 salário mínimo, 57% do orçamento dos aposentados são gastos com saúde e medicamentos, 20% alimentação e 15% moradia,

Previdência com seguidos reajustes inferiores à inflação; planos de saúde com aumentos cada vez mais abusivos; remédios, consultas e exames que consomem até metade da renda total; custo de vida cada vez mais caro e uma reforma que pode piorar ainda mais a situação.

Segundo o IBGE, o Brasil tem hoje 14,2% de sua população aposentada. Isso significa que mais de 50 milhões de pessoas estão hoje nessa condição e que 70% delas ganha 1 salário mínimo para sobreviver. E como se não bastasse essa renda reduzida, nos dias de hoje, ainda há o complicador de que os aposentados são hoje também o maior apoio na renda de suas famílias.

Segundo um levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Doctum, em Vitória, o custo com a saúde chega a comprometer até 57% do orçamento dos aposentados em alguns casos. É o maior gasto desta população, seguido de alimentação e moradia, que consomem cerca de 20% e 15% do orçamento, respectivamente.

O cenário prejudica a qualidade de vida do aposentado, que fica com pouco dinheiro para aproveitar outros aspectos da vida, como o lazer e a cultura. Outra pesquisa, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), revela que aproximadamente 21% dos aposentados voltam a procurar empregos para complementar a renda, geralmente em bicos.

Jornal de Jundaí