Quatro pessoas detidas em flagrante durante a operação "Conexão Sul de Minas", da Polícia Federal, já prestaram depoimento. Outras 27, presas com mandados, foram levadas para presídios da região e aguardam para serem ouvidas.

Ao todo, 33 suspeitos foram presos durante a ação deflagrada na última quinta-feira (26), que mirou duas organizações criminosas com atuação no Sul de Minas e no interior de São Paulo. Entre as prisões, foram 17 temporárias, 11 preventivas e 5 em flagrante.

Além das prisões, foram apreendidos 164 veículos, incluindo caminhões, automóveis, motocicletas e motos aquáticas, além de 8 armas de fogo, 405 munições de calibres diversos, 4 tabletes de cocaína, R$ 235 mil em dinheiro e 44 objetos de valor, como joias.

Os grupos são investigados por crimes como tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, roubo a bancos e furto qualificado.

De acordo com a PF, os 27 presos por mandados temporários foram levados para os presídios de VarginhaAlfenas e Poços de Caldas, onde devem ser ouvidos nos próximos dias.

O objetivo, segundo a PF, é sufocar financeiramente os grupos criminosos, que teriam movimentado R$ 50 milhões em ativos ilícitos.

A Polícia Federal informou ainda que material genético de quatro investigados seria coletado para análise e inserção no banco nacional de perfis do Ministério da Justiça. A intenção é cruzar os dados com registros de crimes como ataques a bancos.

Investigação 

A investigação teve duração de um ano e contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal.

As apurações revelaram um esquema criminoso altamente estruturado, responsável por crimes como tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, extorsão, receptação, roubo a bancos, furto qualificado e adulteração de veículos.

Diversas prisões em flagrante ocorreram durante o período investigativo: 

  • Em Alfenas (MG), foram apreendidos 67 tabletes de maconha, além de crack, cocaína e cinco veículos.
  • Em Três Pontas (MG), a apreensão também incluiu grande quantidade de drogas.
  • Em Campestre (MG), houve apreensão de uma pistola 9mm, carregadores e diversas munições sem registro.
  • Em Ribeirão Preto (SP), foram apreendidos dois veículos com identificadores adulterados.
  • Já em Altinópolis (SP), um laboratório de processamento de drogas foi desmantelado na zona rural, com a apreensão de prensas, moldes, marcadores e produtos químicos utilizados no preparo de cocaína para comercialização. 

Ao todo, 250 policiais federais e 80 policiais militares de Minas Gerais foram empenhados na operação. Os presos e os materiais apreendidos foram levados para a sede da Polícia Federal, em Varginha. Os presos deverão ser levados para presídios da região.

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/06/27/balanco-da-operacao-conexao-sul-de-minas.ghtml