O acesso a serviços bancários pela internet foi a finalidade de uso que mais cresceu entre os brasileiros nos últimos dois anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 24. O levantamento, que analisa o uso de tecnologias como internet, telefone e televisão, mostra que o percentual de pessoas que utilizam a internet para acessar bancos saltou de 60,1% em 2022 para 71,2% em 2024.

Em números absolutos, são mais de 22 milhões de novos usuários nesse período: de 97,1 milhões em 2022 para 119,6 milhões em 2024. Nenhuma outra finalidade de uso da internet apresentou um crescimento tão expressivo no mesmo intervalo.

O estudo não detalha as razões para esse avanço, mas especialistas apontam que a popularização de serviços como o Pix –o sistema de transferências bancárias instantâneas criado em 2020 pelo Banco Central (BC)-, e a consolidação dos bancos digitais podem ter impulsionado essa mudança de comportamento entre os clientes.

Há uma gama de possibilidades disponível atualmente em aplicativos de bancos pelo celular, como pagamentos, transferências, consultas de saldo e solicitação de crédito, que antes exigiam uma ida ao banco presencialmente. Essa pode ser mais uma justificativa para o aumento nos acessos a estes serviços online. O aumento da bancarização e o avanço da conectividade no país também ajudam a explicar os dados.

Outros usos da internet


Além do uso de bancos e instituições financeiras, a pesquisa do IBGE levantou outras finalidades frequentes do uso da internet entre brasileiros com 10 anos ou mais. São eles:

Enviar ou receber e-mails
Enviar ou receber mensagens por aplicativos (exceto e-mail)
Conversar por chamadas de voz ou vídeo
Usar redes sociais
Assistir a vídeos, séries e filmes
Ouvir música, rádio ou podcast
Ler notícias, livros ou revistas
Jogar (pelo videogame, celular, computador, etc.)
Comprar ou encomendar bens ou serviços
Usar serviços públicos


Entre essas finalidades, a mais utilizada é conversar por chamadas de voz ou vídeo (95,0%), seguida por enviar ou receber mensagens por aplicativos, exceto e-mail (90,2%). Assistir a vídeos, séries e filmes fica em terceiro lugar entre os usos mais comuns da internet entre brasileiros (88,5%).

Entre 2022 e 2024, as três finalidades de acesso à internet que mais cresceram foram acessar bancos ou outras instituições financeiras (de 60,1% para 71,2% dos usuários), comprar ou encomendar bens ou serviços (de 42,0% para 48,1%) e usar algum serviço público (de 33,4% para 38,8%)

https://www.terra.com.br/byte/uso-de-bancos-pela-internet-cresce-no-brasil-aponta-ibge,c261f3c1b754e69c0f718af9f3abb6c5njk2b04r.html?utm_source=clipboard